Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Formação de Professores, Instituições e História da Educação – (FPIHE)

Tem como objetivo investigar o campo da formação de professores, suas instituições e a história da educação no Brasil. Tem como objetivo analisar o campo da Formação considerando os aspectos históricos, políticos, os processos formativos e suas modalidades. Investigar as Instituições Escolares e formadoras por meio de diferentes perspectivas históricas, sociológicas e políticas. Investigar os diferentes aspectos da historiografia de educação brasileira.

Ana Cristina Ferreira

Célia Maria Fernandes Nunes

Eliane Marta Teixeira Lopes

Jairo Antônio da Paixão

José Rubens Lima Jardilino

Juliana Cesário Hamdan

Regina Magna Bonifácio de Araújo

Rosana Areal de Carvalho

Linha 2 – Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas. (DsPEI)

Tem como objetivo investigar as diversas práticas educativas como processos de socialização e aprendizagem, levando-se em conta a diversidade de classe, de gênero, de sexualidade, etnicorracial e geracional. Utiliza-se de referencial teórico-metodológico para analisar as diferentes abordagens sobre desigualdade, diversidade e diferenças, nos campos sociológico, histórico, antropológico, filosófico e psicológico, bem como seus impactos nas atividades e práticas educativas em diferentes contextos escolares e não escolares.

Erisvaldo Pereira dos Santos

Joel Austin Windle

Marco Antônio Torres

Marcus Vinícius Fonseca

Margareth Diniz

Marlice de Oliveira e Nogueira

Rosa Maria da Exaltação Coutrim

Linha 3. Práticas Educativas Metodologias de Ensino e Tecnologias da Educação (PEMETE)

Tem como objetivo investigar em diferentes espaços de formação: 1) as práticas e metodologias educacionais, incluindo seus processos curriculares e avaliativos; 2) as tecnologias da informação e comunicação, seus procedimentos e artefatos educacionais; 3) os processos de aquisição de leitura e escrita.

Cláudio Lúcio Mendes

Daniel Abud Seabra Matos