A Pós-Graduação na UFOP

A Pós-Graduação na Universidade Federal de Ouro Preto

 

A Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP vem desenvolvendo ações estratégicas de apoio à pesquisa, aos Programas de Pós-Graduação já recomendados pela CAPES e em fase de consolidação, bem como incentivando o surgimento de novos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, de redes e núcleos de pesquisa. Essa política objetiva a qualificação acadêmico-científica e a inserção nacional e internacional dos programas stricto sensu, buscando a elevação de seus atuais conceitos e a excelência na formação de mestres e doutores comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária, indo ao encontro das metas dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG), 2005-2010 e 2011-2020.

 

Atualmente a Instituição oferece 34 cursos de Pós-Graduação, sendo 10 Doutorados, 24 Mestrados, destes 19 Acadêmicos e 5 Profissionais, todos recomendados pela CAPES. São atualmente. 1.234 alunos matriculados na Pós-Graduação sirito sendo destes – 960 nos cursos de Mestrado e 274 de Doutorado. A UFOP por meio de seus Institutos, Escolas, Centros e Departamentos oferecem diversos cursos de Especializações para um total de 4.004 alunos profissionais de diversas áreas do conhecimento. A Universidade oferece 249 bolsas de Mestrado e 60 de Doutorado e de Pós-Doutoramento, financiadas pelas agências CAPES, CNPq, FAPEMIG, pela UFOP e Fundação Gorceix (órgão de fomento ligado à UFOP).

 

Com o objetivo de incentivar e desenvolver os novos cursos de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela CAPES, a Universidade adota como política a concessão de bolsas, destinadas aos alunos das primeiras turmas dos Cursos de Mestrado e Doutorado em implantação. A PROPP e a administração central da UFOP realizam diversas ações com fins a criarem estratégias que aumentem ainda mais o investimento institucional na Pós-Graduação redundando em apoio à participação em eventos (nacionais e internacionais) e apoio à tradução de artigos em língua estrangeira para publicação em periódicos indexados no ISI, SCIELO e outros indexadores internacionais. Em 2014 orientou uma política de incentivo aos pesquisadores com fins a aumentar sua produtividade e impacto de suas pesquisas por meio de editais internos.

 

Mais informações sobre Pós-Graduação na UFOP acesse www.propp.ufop.br

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Coordenador: Prof. Dr. Marco Antonio Torres

Atendimento externo na secretaria: segunda à sexta-feira 13h-17h

Endereço:
Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS
Rua Seminário, s/n
35420-000 - Mariana - MG

Telefones:
Geral:
31 3557 9410

                     Secretaria: 31 3557 9407

 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.